Saúde recebe mais de 100 alunos para início dos programas de Residência Médica e Multiprofissional

06/03/2023 13h42 - Atualizado em 09/03/2023 10h48

Os 105 novos alunos dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), participaram, na última quarta-feira (1º), de um evento on-line para o acolhimento e início das atividades.

Até o momento, 89 alunos iniciarão as residências multiprofissionais em Cuidados Paliativos, Saúde Coletiva, Saúde da Família e Saúde Mental. A expectativa é que até final de março, mais 75 novos alunos sejam aprovados no processo. Já para as residências médicas em Acupuntura, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurocirurgia e Psiquiatria, 16 novos alunos darão início às atividades.

“A saúde necessita de profissionais capacitados e o ICEPi tem contribuído para que os residentes produzam ainda mais resultados. Continuaremos dando passos importantes para mostrar na prática a transformação da Saúde no Espírito Santo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Miguel Duarte, durante a abertura do evento.

Os novos residentes atuarão em 10 municípios capixabas. São eles: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Jerônimo Monteiro, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Durante o evento, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro dos Santos pontuou a importância das residências para o Instituto, sendo o ensino e a formação em serviço como uma de suas premissas. “Qualificar e capacitar os profissionais faz com que o serviço com os quais eles atuam também se torne mais adequado. E agora estamos iniciando mais uma jornada produtiva com essa turma, que viverá diariamente os aprendizados da escola que é o Sistema Único de Saúde”.

A nova turma está na adesão ao Exame Nacional de Residência (Enare). “Esta é a quarta turma ingressante e, pela primeira vez nós aderimos ao Exame Nacional de Residência (Enare). Temos muitos residentes de outros estados que agora vão poder conhecer o ICEPi, saber o que temos feito e construído nos últimos anos”, frisou a coordenadora dos Programas de Residências da Sesa, Juliana Mariano.

Residências Médicas e Multiprofissionais

Iniciado em março de 2020, os programas de Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) contam atualmente com 241 residentes matriculados.

A estratégia dos programas é ofertar, de forma descentralizada, para garantir a todas regionais do Espírito Santo, a formação profissional de qualidade e possibilitar a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.

Para as residências médicas, o programa dispõe das modalidades: Acupuntura; Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade, com duração de dois anos; além de Medicina Intensiva e Psiquiatria, com duração de três anos; e Neurocirurgia, com duração de cinco anos.

Já para o Programa de Residência Multiprofissional, são oferecidos: Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde); Saúde da Família; Saúde Mental e Cuidados Paliativos. As modalidades têm carga horária de 60 horas semanais, com duração mínima de dois anos e em regime de dedicação exclusiva.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde
Lorena Zonta