Sesa apresenta sistema de informação em saúde estadual voltado à APS aos gestores de Ibiraçu

07/04/2022 18h20 - Atualizado em 11/04/2022 13h12

O município de Ibiraçu, localizado na Região Metropolitana de Saúde do Estado, é mais um dos municípios capixabas a receber a equipe de profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa) para a apresentação de um sistema de informação estadual que auxilia na gestão da Atenção Primária em Saúde, o e-SUS Atenção Primária (APS) Multimunicipal. No início dessa semana, a equipe de implantação do sistema realizou uma reunião presencial na cidade.

O e-SUS Atenção Primária (APS) Multimunicipal é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Sesa e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que tem por objetivo a garantia da inserção de tecnologia no Sistema Único de Saúde capixaba. E é com este sistema que os municípios tem acesso também à ferramenta de prontuário eletrônico do cidadão.

Durante a reunião, os profissionais apresentaram os benefícios, a estrutura de implantação e suporte no uso da plataforma, além do levantamento da infraestrutura tecnológica na saúde para receber o sistema.

Após as explicações, a secretária municipal de Saúde, Iris Diane Marques, demonstrou interesse na utilização do sistema no território de Ibiraçu. Para oficializar o pedido, será encaminhado o Termo de Adesão que deve ser assinado pela gestora para início da implantação.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora do Sistema e Gestão da Informação em Atenção Primária e Vigilância em Saúde do ICEPi\ NUDeTI-SUS, Thais Ramos Malbar; a supervisora, Nilceia Cassimiro; representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Vanessa Lora; referência técnica do sistema na região Metropolitana, Glória Maria de Oliveira; coordenadora municipal da APS de Ibiraçu, Sandra Regina Cordeiro Alvarenga; e a digitadora do município de Ibiraçu, Rosangela Gratz.

Próximos passos

De acordo com Thaís Malbar, antes de iniciar o trabalho com o novo sistema, todos os integrantes selecionados pelo município receberão uma capacitação de acordo com o perfil de trabalho.

“Nós ofertamos a capacitação em módulo de acordo com o perfil de cada profissional que trabalhará com o sistema e com isso formamos multiplicadores. Na capacitação, detalhamos todas as funcionalidades, orientamos sobre os manuais e materiais colaborativos disponíveis. Destaco que o objetivo do Estado é que todos os municípios utilizem a plataforma do e-SUS APS PEC multimunicipal, para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes, agilizar os processos e eliminar os prontuários de papel. A nossa equipe está em constante contato com os gestores municipais, realizando visitas técnicas periódicas e promovendo reuniões de apresentação do sistema”, ressaltou.

Sobre o e-SUS APS Multimunicipal

O sistema de informação e-SUS Atenção Primária (APS) é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e o Espírito Santo investiu na versão Multimunicipal, com hospedagem em uma plataforma robusta, segura, estável, com monitoramento, manutenção, atualização de versões, backups diários e suporte por meio do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS) do ICEPi.

O intuito é permitir que informações de pacientes como condições de saúde, alergias, vacinação, reações adversas e medicações sejam acessadas pelos profissionais em outras Unidades Básicas de Saúde que tenham implantado o serviço, e, com isso, evitar a perda de dados e garantia de atualização a cada consulta e/ou exames.

O projeto teve início na APS dos municípios em 2019 e na atenção especializada estadual em 2021. Atualmente, o sistema está presente em diversos municípios, além dos Centros Regionais de Especialidades (CRE) de São Mateus e Colatina; Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) Cidade e Moxuara; e na Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde