Sete trabalhos científicos do ICEPi são aprovados para apresentação no Congresso Brasileiro de Epidemiologia

30/09/2021 11h00 - Atualizado em 30/09/2021 12h17

Os estudantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) estão sempre escrevendo trabalhos e buscando novos desafios. Diante desse esforço, sete artigos da equipe foram aprovados para apresentação no 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

O evento será realizado de forma virtual, entre os dias 22 e 26 de novembro, com o objetivo de estimular a troca de conhecimento e a discussão entre pesquisadores, gestores, profissionais e estudantes. Ao todo, são responsáveis pelos artigos 22 autores, sendo eles residentes, preceptores ou tutores. O coordenador do programa, Gilton Almada, comentou a satisfação e felicidade dessas aprovações em um evento reconhecido nacionalmente.

“Fico muito feliz em saber que os residentes estão tendo seus trabalhos aprovados em eventos nacionais e pela residência ser representada nesses eventos”, disse Almada.

Temas e autores

• Ferramentas de gestão no projeto aplicativo da saúde: Residência de Saúde Coletiva – ES. Autores: Jamile Mendes dos Reis, Nayara Paula Bermudes Giovaninni, Juliana Rodrigues Tovar;
  • Investigação de surto por Covid-19 em um supermercado no município de Marilândia/ES, 2021. Autores: Leonardo Gomes Mata, Pablo Vieira Meireles Santana, Auriane Morellato Ferrari, Daliana Meneguelli Dagustinho;
  • Análise da violência em uma Regional de saúde do Espírito Santo, Brasil, 2009-2019. Autores: Pablo Vieira Meireles Santana, Leonardo Gomes Mata, Daliana Meneguelli Dagustinho, Auriane Morellato Ferrari;
  • Mapeamento do risco ocupacional por município do Espírito Santo, no ano de 2019. Autores: Dennys de Souza Mourão, Ingrid Ney Kramer Mello, Marília Savergnini Emídio, Lilian Lopes Damasceno;
  • Georreferenciamento da incidência da esporotricose felina no Espírito Santo. Autores: Yasmin Carla Damião Corrêa, Aline Dona Martins, Rubia Tabachi de Oliveira, Rafael Moraes Assis e Leticia Paula Perdigão Granjeiro;
  • Avaliação da completude de dados do registro de câncer hospitalar do Espírito Santo. Autores: Jayne Menezes de Souza, Jackelyne Soares Bisi, Amanda Del Caro Sulti, Andrêssa Borel Encarnação, Cristiano Soares da Silva e Larissa Dell'Antonio Pereira;
  • Perfil epidemiológico das mulheres com câncer de mama no Estado do Espírito Santo. Autores: Jackelyne Soares Bisi, Jayne Menezes de Souza, Amanda Del Caro Sulti, Andrêssa Borel Encarnação, Cristiano Soares da Silva e Larissa Dell'Antonio Pereira.

A residência

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva conta com 60 residentes atuando nas Superintendências Regionais de Saúde e na Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa).

“Eles realizam ações de saúde coletiva com os preceptores dos Campos de Residência nos municípios”, acrescentou Gilton Almada.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi