Soluções do Pitch Gov.ES para área da saúde encerram fase de testes

17/01/2023 12h40 - Atualizado em 17/01/2023 12h42

As duas soluções do Pitch Gov.ES para a área da saúde encerraram a fase dos testes realizados no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV). Duas startups estiveram durante um ano na unidade para testar soluções de mapeamento da jornada do paciente e de montagem das escalas de profissionais plantonistas.

Como parte final do programa, os projetos de inovação são avaliados pelo corpo técnico que esteve em contato com as tecnologias no Hospital Estadual de Vila Velha e também pela equipe do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

O coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias, Murillo Birchler, explicou que os resultados alcançados serão avaliados e os envolvidos no programa agora estudam a viabilidade da contratação e expansão do uso dessas tecnologias para os demais hospitais da rede pública capixaba, identificando também outras aplicações estratégicas que fortaleçam os serviços de saúde.

“O Pitch Gov.ES nos deu a possibilidade de, por meio da inovação aberta, solucionar desafios complexos do Sistema Único de Saúde (SUS) pela incorporação tecnológica, impactando positivamente e modernizando os serviços ofertados ao cidadão capixaba. Testar as duas soluções em um ambiente colaborativo e receptivo à inovação, como o Hospital Estadual de Vila Velha, é permitir que as startups entendam as complexidades do setor público”, salientou Murillo Birchler.

Alguns tópicos que serão avaliados são adaptabilidade, escalabilidade e assistência técnica. A partir dessa avaliação, uma nota é gerada de acordo com o peso de cada tópico e um relatório final será elaborado pelo Instituto e enviado à Secretaria da Saúde (Sesa).

Conheça as soluções
A startup RFID Brasil propôs um mapeamento do paciente, a partir de uma pulseira de identificação por radiofrequência, que acompanhou os usuários do serviço desde a entrada até a alta.

Já a MedBolso desenvolveu uma plataforma administrativa que permite a montagem das escalas dos profissionais plantonistas de forma sustentável e eficiente.

Pitch Gov.ES
O Pitch Gov.ES é um programa do Governo do Espírito Santo, que, por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), possibilitou a conexão com startups e soluções tecnológicas inovadoras, visando solucionar desafios da gestão pública. O programa conta com recursos provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e atuação da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi