Startups vencedoras do Pitch Gov.ES iniciam trabalhos no Hospital Estadual de Vila Velha

16/08/2021 13h40 - Atualizado em 13/09/2021 15h19

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) realiza mais uma etapa com empresas que desenvolvem produtos e serviços inovadores, denominadas startups, para a testar soluções no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV). A iniciativa é liderada pelo Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS), que realizou, na segunda-feira (09), uma reunião de alinhamento com as startups selecionadas pelo programa Pitch Gov.ES, do Governo do Estado, e idealizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges).

O encontro virtual foi realizado com a startup RFID Brasil, uma das selecionadas para o programa na área da saúde, que trabalhará no desafio “Como controlar a jornada do paciente no momento da entrada até a alta?”.  A solução será implantada na unidade hospitalar e a empresa terá seis meses para realizar os planos de teste e apresentar os resultados.

Para isso, a startup vai usar o sistema Saúde Fácil, que pode ser integrado às gestões de saúde já existentes. “O paciente, ao ingressar na unidade de saúde, receberá uma pulseira com chip RFID embutido, agregando leituras automáticas e inteligência ao processo atual, agilizando sua entrada e permitindo iniciar a coleta de dados imediatamente no ingresso do paciente”, explicou a RFID Brasil. 

Murillo Birchler Xavier, coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias em Saúde, reforça a importância dessa aproximação do Governo do Estado com startups. “Estamos desenvolvendo planos de implantação com as startups vencedoras do Pitch Gov.ES e temos a chance de buscar soluções tecnológicas inovadoras para desafios do sistema de saúde pública, com a oportunidade de melhorar a qualidade do atendimento para milhões de capixabas”, disse. 

Outra startup que iniciará o plano de testes no HESVV será a Medbolso, com o desafio: “Como gerir plantões e escalas priorizando, na oferta de plantões extras, os profissionais mais bem ranqueados?”. 

A startup será responsável por estabelecer uma plataforma que permitirá a montagem das escalas de forma sustentável e transparente, facilitando o acesso dos profissionais envolvidos e otimizando o trabalho do setor local responsável, que será treinado para tal. A interface com os profissionais plantonistas é realizada por intermédio de dispositivos móveis e base web e gráfica, com geração de relatórios e calendários customizáveis. 

O projeto de implantação da solução conta com uma equipe multidisciplinar, com membros do PGiS, da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Saúde (Sesa), HESVV e das startups RFID Brasil e Medbolso. 

 

O Programa

O Pitch Gov.ES foi lançado em julho de 2020 e recebeu 445 inscrições de projetos elaborados por startups de todo o País, para solucionar desafios enfrentados em diversas áreas da gestão pública do Executivo Estadual, tais como Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Gestão Pública, Impacto Social e Cultura, bem como desafios de outros Poderes. 

O programa conecta o Espírito Santo às startups para resolver desafios da gestão pública por meio de soluções tecnológicas e inovadoras em estágio avançado de maturidade.

Ele foi idealizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) .

Os recursos para o programa são provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, o Funcitec, com atuação da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi 

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br