Viana Vacinada é destaque no Jornal Nacional

04/04/2022 21h34 - Atualizado em 05/04/2022 07h34

O projeto Viana Vacinada foi destaque no Jornal Nacional dessa segunda-feira (04). A matéria mostrou os resultados que confirmam que a meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) contra o novo Coronavírus (Covid-19) alcançou a mesma eficácia da dose padrão.

A iniciativa, patrocinada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), iniciou em junho de 2021, em Viana, vacinando 20.685 participantes, entre 18 e 49 anos.

Com a confirmação dos resultados, o projeto contribui para aumentar a cobertura vacinal no Brasil e em outros países com poucos recursos financeiros para a compra de vacinas.

Veja a matéria completa no link https://globoplay.globo.com/v/10452927/

Viana Vacinada

A vacinação com meia dose em Viana aconteceu no dia 13 de junho de 2021 e alcançou 20.685 participantes, entre 18 e 49 anos. A segunda etapa de imunização foi no dia 8 de agosto. Do total de vacinados, 558 foram selecionados para serem monitorados com coleta de amostras sanguíneas para avaliação de respostas imune humoral (produção de anticorpos neutralizantes) e celular.

O projeto Viana Vacinada é coordenado pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que faz parte da rede Ebserh de hospitais federais, em parceria com a Fiocruz, patrocinado pelo ICEPi, da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Viana.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Anna Carolina Otoni / Danielly Schulthais / Felipe Bezerra / Lorena Zonta