PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM PROCESSOS DO CENTRO CIRÚRGICO (CENTRO CIRÚRGICO 2.0)

O Projeto de Qualificação em Processos do Centro Cirúrgico (Centro Cirúrgico 2.0) visa qualificar de forma sistematizada os centros cirúrgicos dos hospitais da rede própria estadual e as áreas que mantém interface com eles. Criado em junho de 2024, o projeto iniciou as atividades no Hospital de São José de Calçado (HSJC), com planejamento de expansão para outros hospitais.
Como inovamos: |
Por meio de ferramentas inovadoras de gestão, o Centro Cirúrgico 2.0 melhora a eficiência, segurança e qualidade dos serviços prestados, promovendo impacto positivo para o aumento da capacidade de atendimento, reduzindo cancelamentos de procedimentos, evitando desperdícios de recursos e garantindo melhores resultados para os pacientes.
O projeto é fundamentado em quatro etapas: diagnóstico e planejamento, implementação, consolidação e transição da metodologia e ferramentas para continuidade do projeto em três meses. São aplicadas ferramentas de qualidade e ações de intervenções que proporcionam a eficiência na utilização de recursos, melhoria da qualidade e segurança do paciente, aumento da capacidade de atendimento e eficiência operacional, garantindo a conformidade regulatória e satisfação dos pacientes, alcançando resultados importantes:
• Gestão em tempo real com uma metodologia centralizada através de uma Intranet que traz alinhamento mediante os dados obtidos e estratégias de melhoria contínua;
• Profissionais capacitados e entregas efetivas de ações de melhoria com treinamentos e utilização de ferramentas;
• Melhoria na organização do setor, proporcionando um ambiente harmônico e de fácil execução das atividades, com processos padronizados que utilizam a Ferramenta 5S;
• Análise e melhoria dos processos, identificando desperdícios, gargalos e oportunidades de otimização por meio da ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM);
• Modificação do fluxo de agendamento de procedimentos cirúrgicos, que trouxe otimização e acolhimento aos pacientes;
• Maior celeridade no processo de admissão e alta hospitalar do paciente cirúrgico com a implementação da sala pré-operatória e sala pós-alta;
• Organização e facilidade quanto a discussão e tomadas de decisões em equipe de forma estruturada e visual por meio do bate-mapa, focando na redução de cancelamento de procedimentos, para que não ocorram falhas;
• Segurança no ato cirúrgico com aquisição de equipamentos comoFocos Cirúrgicos de Teto;
• Dimensionamento de profissionais (cirurgiões, anestesiologistas e enfermeiros assistenciais) para atender a demanda necessária;
• Segurança e cumprimento de normas regulamentadoras na Unidade com implementação de mais um leito na Sala de Recuperação Pós-Anestésica;
• Alinhamento com Gerência de Gestão Hospitalar (GGH) para a validação da planta física e reestruturação da Unidade do Centro Cirúrgico;
Essas práticas resultam em otimização dos fluxos desde a consulta ambulatorial até a realização do procedimento cirúrgico, garantindo a redução de cancelamentos de cirurgias e aumento da produtividade cirúrgica.
Os processos garantem que todos os aspectos do ambiente cirúrgico, desde a preparação até o pós-operatório, estejam em conformidade com os padrões de qualidade e segurança.

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