Escritório de Gestão de Altas (EGA)


O Escritório de Gestão de Altas (EGA) é pioneiro no Espírito Santo e tem o objetivo principal de garantir a alta segura para o paciente. Cada EGA possui quatro membros que as formam em cada unidade: um médico, um enfermeiro, um auxiliar administrativo e um assistente social.

♦ Como Inovamos

A equipe tem acesso aos dados dos usuários internados e consegue checar quais exames estão pendentes, especialidades, procedimentos cirúrgicos e até um eventual problema social, como um paciente sem vínculo familiar ou cuidadores.

Pendências externas, como a necessidade de oxigênio domiciliar e transporte para tratamento, também são mostradas no sistema acessado pelos profissionais, que dialogam com instituições e municípios para proporcionar ao paciente a ida para casa com os equipamentos e/ou encaminhamentos necessários, como a continuidade do tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o acesso aos medicamentos via Farmácia Cidadã e outros.

Além dos objetivos principais, o Escritório também atua para melhorar a comunicação assistencial, aprimorar o trabalho em equipe, ensinar tópicos relacionados à qualidade e segurança assistencial à equipe e residentes e aproximar efetivamente as equipes e gestores.


PRINCIPAIS RESULTADOS

O EGA faz parte do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) e tem interface com o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que é a porta de entrada do paciente nos hospitais, e com a Medicina Hospitalar, que acompanha toda a jornada do usuário internado.

Um dos exemplos de impactos positivos do projeto é a redução dos riscos de infecção, já que a permanência no hospital diminui. Isso é possível com a diminuição do Tempo Médio de Resolução de Pendências, que acelera a alta do usuário.

No gráfico é destacado a redução de uma média de cinco dias para resolução para cerca de um dia nos hospitais Estadual Dório Silva (HEDS), Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), Estadual de Atenção Clínica (HEAC) e Maternidade Silvio Ávidos (HMSA).

UNIDADES COM O PROJETO

  • Hospital Estadual Dório Silva (HEDS)
  • Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV)
  • Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)
  • Hospital e Maternidades Silvio Ávidos (HMSA)
  • Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC)
  • Hospital São José do Calçado (HSJC)
  • Hospital Estadual Roberto Arnizout Silvares (HRAS)

COORDENAÇÃO