PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS REDES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (PQRVS)


Visando modernizar, qualificar e inovar a Vigilância em Saúde no Espírito Santo,  a  Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) criou o Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS).

O objetivo é desenvolver ações e estratégias que promovam a inovação da gestão pública, o incremento de processos, serviços e produtos da Vigilância em Saúde no Espírito Santo, contribuindo para o  fortalecimento da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

Como inovamos:

Os projetos que integram o programa, desenvolvidos de modo transversal às quatro áreas temáticas, envolvem formações, estudos, pesquisas, implantação de processos e serviços inovadores e desenvolvimento de novas soluções e tecnologia no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) e dos municípios capixabas.

O PQRVS é composto por quatro áreas temáticas:

• Gestão de Projetos e Processos: 

Busca a reformulação e modernização do desenho institucional e organizacional da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) do Espírito Santo perante os desafios atuais relacionados à organização da Vigilância em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

⋅ ESTRUTURAÇÃO DA GPP NA SUBSCRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SESA

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento institucional da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), o programa visa desenvolver processos de inovação nas práticas de gestão, por meio da estruturação de projetos para a melhoria da prestação de serviços à sociedade capixaba, contemplando, para além da SSVS, os demais operadores da vigilância em saúde capixaba, especialmente as Regionais de Saúde do Espírito Santo.


• Formação e Qualificação Profissional: 

A área temática “Formação e Qualificação Profissional” busca promover a educação permanente, a pesquisa e a inovação, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), com destaque para a interlocução da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde na Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS) do Espírito Santo. O objetivo é qualificar os profissionais em práticas avançadas de vigilância em todos os níveis de atenção à saúde.

⋅ CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SUS - EPISUS FUNDAMENTAL CAPIXABA 

Objetiva capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba envolvidos na atuação da Vigilância em Saúde, visando a melhoria das capacidades de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde diretamente relacionados às Doenças, Eventos e Agravos de Notificação Compulsória e às Emergências em Saúde Pública. Tem abrangência estadual, contemplando 100% dos municípios do Espírito Santo, além do nível central e regional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

  ⋅ CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CUIDADO INTERPROFISSIONAL NA ÁREA DE IMUNIZAÇÕES 

Visa formar especialistas em cuidado interprofissional na área de imunização, capazes de atuar no planejamento, monitoramento, avaliação, coordenação e execução das ações de vacinação, para qualificar a prevenção e o controle de doenças infecciosas imunopreviníveis no território capixaba, fortalecendo o Programa Estadual de Imunização. É voltado aos profissionais de saúde graduados que atuam nas esferas estadual, regional e municipal do sistema público de saúde do Espírito Santo.

  ⋅ CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 

Objetiva capacitar profissionais de saúde envolvidos na atenção às vítimas de acidentes por animais peçonhentos no Espírito Santo, para a notificação, atenção e gerenciamento de soros antivenenos e o planejamento e monitoramento regionalizado das ações. Espera-se qualificar os processos dos serviços de urgência no atendimento e na administração de soros antivenenos e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) para ações de promoção e prevenção à saúde.


• Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão: 

Desenvolve projetos que produzam novos conhecimentos, o aperfeiçoamento do ciclo de informação epidemiológica, a desconcentração de estratégias de mineração e qualificação de dados para a tomada de decisão baseada em evidências.

  → SAIBA MAIS   


• Novas Tecnologias para a Vigilância em Saúde: 

A área temática de “Novas Tecnologias para a Vigilância em Saúde” tem como objetivo apoiar projetos e iniciativas coordenadas no âmbito da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) que possibilitem a superação de desafios de ordens técnicas, organizativas e/ou epistemológicas da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS) no Espírito Santo. O propósito é o incremento de produtos, serviços e processos e a difusão da inovação científica e tecnológica da Vigilância em Saúde.

  → SAIBA MAIS