Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS)

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) é o maior do ICEPi e é dividido entre o Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, os Programas de Residências em Saúde e o projeto de Apoio Institucional. 

O principal objetivo é fortalecer e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais.


RESULTADOS

1.121

profissionais em formação

44%

das Equipes de Saúde da Família

4.992

orientações por ano em assistência domiciliar

233

residentes em formação

54%

de aumento no número de consultas com especialistas


COMPONENTES DO QUALIFICA-APS

♦ Provimento e Fixação de Profissionais

O componente tem como principal objetivo de ampliar e melhorar o acesso à saúde da população, qualificando a assistência municipal e diminuindo a desigual distribuição territorial de profissionais da saúde por habitante.

O ICEPi seleciona, forma e supervisiona profissionais da saúde, que atuam diretamente na Atenção Primária à Saúde por meio da cooperação entre o Estado e os municípios. Os profissionais têm seu processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino, com carga horária dedicada para atividades práticas, assistenciais e teóricas, como treinamentos e pesquisas.

 SAIBA MAIS

♦ Residências em Saúde

Este componente tem o objetivo de promover a qualidade de ações em saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba por meio de uma formação especializada de profissionais, tendo a prática em saúde como objeto central.

Com 15 Programas de Residências nas áreas médicas e em áreas uni e multiprofissionais, o ICEPi permite que o processo de aprendizado aconteça a partir da parceria com diferentes atores e serviços, de forma a garantir uma diversidade de cenários para o desenvolvimento da parte prática da formação, abordando aspectos do campo assistencial em diversos níveis de atenção,  gestão, de Vigilância em Saúde, investigação e educação em saúde, conforme perfil de competência de cada programa.

 SAIBA MAIS


♦ Apoio Institucional

O Apoio Institucional é uma estratégia de gestão compartilhada com objetivo de apoiar e qualificar os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, além de desenvolver melhorias na gestão municipal para organização dos serviços e promoção da integração em Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

A atuação do Apoio Institucional busca uma Atenção Primária mais resolutiva, acolhedora e que garanta direitos. Para isso, os profissionais selecionados orientam e apoiam os municípios no desenvolvimento das estratégias de investimentos que estão sendo promovidas pela gestão estadual com base na inovação, qualificação e modernização das práticas de cuidado, acesso com qualidade e responsabilização sanitária.

 SAIBA MAIS