Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS)

O Programa objetiva qualificar e aumentar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais.

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, o estímulo às iniciativas de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a diminuição da carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios.

Como Inovamos

O Qualifica-APS atua por meio de áreas, como Provimento e Fixação de Profissionais, formação de especialistas por meio da implantação de Residências em Saúde, Apoio Institucional, Informação em Saúde e Infraestrutura Tecnológica.


RESULTADOS

1.121

profissionais em formação

44%

das Equipes de Saúde da Família

4.992

orientações por ano em assistência domiciliar

233

residentes em formação

54%

de aumento no número de consultas com especialistas


COMPONENTES DO QUALIFICA-APS

♦ Provimento e Fixação de Profissionais

O componente tem como principal objetivo de ampliar e melhorar o acesso à saúde da população, qualificando a assistência municipal e diminuindo a desigual distribuição territorial de profissionais da saúde por habitante.

O ICEPi seleciona, forma e supervisiona profissionais da saúde, que atuam diretamente na Atenção Primária à Saúde por meio da cooperação entre o Estado e os municípios. Os profissionais têm seu processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino, com carga horária dedicada para atividades práticas, assistenciais e teóricas, como treinamentos e pesquisas.

 SAIBA MAIS

♦ Residências em Saúde

Este componente tem o objetivo de promover a qualidade de ações em saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba por meio de uma formação especializada de profissionais.

Com 12 Programas de Residência nas áreas médicas e multiprofissionais, o ICEPi promove atividades práticas de abordagem de temas como competência do cuidado, gestão, investigação e educação em saúde, com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde.

 SAIBA MAIS

♦ Apoio Institucional

O Apoio Institucional é uma estratégia de gestão compartilhada com objetivo de apoiar e qualificar os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, além de desenvolver melhorias na gestão municipal para organização dos serviços e promoção da integração em Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

A atuação do Apoio Institucional busca uma Atenção Primária mais resolutiva, acolhedora e que garanta direitos. Para isso, os profissionais selecionados orientam e apoiam os municípios no desenvolvimento das estratégias de investimentos que estão sendo promovidas pela gestão estadual com base na inovação, qualificação e modernização das práticas de cuidado, acesso com qualidade e responsabilização sanitária.


♦ Consultório na Rua

Com uma média de 150 atendimentos por mês, os principais objetivos do Consultório na Rua são oferecer o acesso à saúde da população em situação de rua e aumentar o índice de resolutividade para os casos tratados.

As equipes, formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas, estão no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS) e em parceria com os municípios.