Provimento e Fixação de Profissionais

 

O componente visa ampliar e melhorar o acesso à saúde da população, qualificando a assistência municipal e diminuindo a desigual distribuição territorial de profissionais da saúde por habitante. O ICEPi seleciona, forma, remunera e supervisiona profissionais (médicos, dentistas e enfermeiros) para atuação na Atenção Primária à Saúde por meio da cooperação entre o Estado e os municípios.

 ♦ Como inovamos

Mais recentemente foram inseridas novas categorias profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, aumentando o impacto positivo na Atenção Primária. Também são ofertados outros profissionais a partir das necessidades locais como assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, sanitaristas e outros.

Além de novas categorias profissionais, foi implementado o Consultório na Rua, que busca garantir o direito à saúde pública e de qualidade à população em situação de rua.

Os profissionais têm seu processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino, com atividades práticas, assistenciais e atividades teóricas, como treinamentos, seminários e desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao SUS.


♦ Consultório na Rua

Com uma média de 150 atendimentos por mês, os principais objetivos do Consultório na Rua são oferecer o acesso à saúde da população em situação de rua e aumentar o índice de resolutividade para os casos tratados.

As equipes, formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas, estão no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS) e em parceria com os municípios.


RESULTADOS

+ 1.300

profissionais

+ de 700

 equipes com profissionais ICEPi

69

municípios


CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PROFISSIONAIS DO ICEPI NOS MUNICÍPIOS



COORDENAÇÃO