PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

Desafio: Ampliar a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba e possibilitar o engajamento de atores e lideranças populares na educação em saúde.

Como inovamos: Atuar por meio de apoio institucional e formação pedagógica junto às comunidades e movimentos sociais, mapeando e fortalecendo iniciativas de educação popular e ações voltadas à promoção do direito universal à saúde, além de promover o protagonismo popular, a articulação de saberes e a prática de educação popular em saúde.

O projeto se desenvolve a partir da ação de 20 educadores populares distribuídos por todo o território capixaba. Os educadores atuam na construção do mapeamento territorial, comunitário e regional como estratégia de (re)conhecimento e de organização coletiva das práticas de educação popular em saúde e no fortalecimento da participação popular nas regiões de saúde por meio da organização social e integração com os conselhos locais e municipais e da articulação dos movimentos sociais e trabalhadoras/es de saúde que estão nos territórios, promovendo diálogo entre essas experiências e os serviços de saúde.