Projeto SAMU para Todos

O Samu para Todos foi criado em dezembro de 2019, em parceria com a Subsecretaria de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde (SSERCAS), e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fortalecendo a estratégia de regionalização e municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando o atendimento no menor tempo possível e com qualidade, aumentando a sobrevida do paciente e reduzindo o índice de sequelas e mortalidade.

Em menos de dois anos de funcionamento, o subprograma aumentou a cobertura do serviço de 22 para 78 municípios capixabas.

Como inovamos

Fortalecendo a estratégia de regionalização e municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS) com a ampliação da governança e co-participação tripartite (governos Federal, Estadual e municipais) com a expansão do SAMU 192 para todos os municípios capixabas.

Cobertura populacional (3.932.762 habitantes)

78 municípios

Atendidos pelo SAMU

Principais benefícios do Projeto

• Realização de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência no menor tempo possível e com qualidade, aumentando a sobrevida do paciente e reduzindo o índice de sequelas e mortalidade;
  • Encaminhamento dos pacientes de urgência/emergência para locais adequados e a transferência de uma instituição de menor complexidade para maior complexidade, garantindo um tratamento mais completo;
  • Fortalecimento dos municípios e regiões na participação de construção do processo, gestão, monitoramento e avaliação do serviço;
  • Fortalecimento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE).

COORDENAÇÃO