Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ)

O Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) busca garantir o acesso ágil e qualificado aos leitos hospitalares, às consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais aos usuários da rede hospitalar no Espírito Santo.
Fazem parte do programa os seguintes projetos:
- Estruturação dos Núcleos Internos de Regulação Hospitalar
- Medicina Hospitalista
- Estruturação de Escritórios de Gestão de Alta
- Implantação de Núcleos de Qualidade e Segurança do Paciente
- Autorregulação Formativa Territorial
PROJETOS |
♦ Núcleo Interno de Regulação (NIR)
O projeto NIR implementa um modelo inovador de regulação de leitos que conta com metodologias ágeis e ferramentas de gestão e controle, aumentando a oferta de recursos por meio da eficiência do giro de leitos e otimização da capacidade instalada nos hospitais da rede própria.
♦ Medicina Hospitalar (MH)
O projeto tem como objetivos o desenvolvimento e implementação de tecnologias de gestão da clínica no âmbito hospitalar, agilizando o atendimento e a melhora da qualidade dos serviços com ênfase na abordagem educacional, de pesquisa, qualificação e liderança.
♦ Escritório de Gestão de Altas (EGA)
O projeto foca na organização e definição de uma gestão eficiente do fluxo do usuário por meio da governança clínica, possibilitando uma alta segura e ágil para os usuários internados, reduzindo o tempo de permanência e aumentando o giro de leito.
♦ Autorregulação Formativa Territorial (ARFT)
O projeto tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão às consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais e, com isso, diminuir o tempo de espera e oferecer um atendimento mais qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).