Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais

 

As Residências Médicas e Multiprofissionais tiveram início em março de 2020 com os objetivos de promover a qualidade e alcançar a integralidade de ações em saúde ofertadas aos usuários por meio de uma formação especializada. 

Um dos diferenciais do programa é o cenário de prática, formando os profissionais no serviço e com conhecimento dos cenários da rede de saúde. Com isso, é possível capacitar os residentes em áreas específicas de formação e integrar com demais áreas profissionais.

 • Como inovamos:    

As residências formam profissionais de saúde especialistas, com a promoção de atributos que possibilitem o exercício profissional com excelência nas áreas de cuidado integral à saúde visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Um dos grandes diferenciais é a oferta de cursos de residências médicas e multiprofissionais, seguindo uma visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde.Os residentes têm seu processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária dedicada para atividades práticas e 20% dedicada para a abordagem de temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.


Residências em Saúde implantadas


RESULTADOS

630

vagas até 2022

65 mil

atendimentos pela equipe multiprofissional em dois anos

72%

da oferta de residência multiprofissional do Estado (2021)


Residências - Arquivos


    Coordenação

    Comissão Residência Médica - icepi.coreme@saude.es.gov.br

    Comissão Residência Multiprofissional - icepi.coremu@saude.es.gov.br